RSS

18 de outubro de 2009

Breve história do DNA



"A 25 de Abril de 1953 foi anunciada a descoberta da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico, que em português se escreve por vezes ADN) pelo norte-americano James Watson e pelo inglês Francis Crick. A descoberta ocorreu no Norte da Europa, mais precisamente na cidade inglesa de Cambridge.
Muita gente pensa que o DNA foi descoberto por Watson e Crick. Mas nada de mais falso. Em 1953 o DNA já era conhecido há muito tempo: desde finais do século XIX. A meio do século XX suspeitava-se que o DNA podia ser o suporte material dos genes, um conceito então abstracto, mas havia quem pensasse que podiam ser as proteínas a desempenhar essa função (o jovem Watson pensava, de facto, que o DNA era a sede dos genes, mas Crick, o seu colega mais velho, pensava que essa sede estava nas proteínas). Uma das hélices serve mesmo de molde no processo de duplicação genética, conforme foi mais tarde comprovado. Hoje sabe-se isso e muito mais: professa-se o chamado dogma da genética molecular, que consiste no modo como a informação dos genes (que são afinal segmentos do DNA) passa para as proteínas através do RNA mensageiro (o RNA é um outro ácido nucleico). E conhecem-se as excepções a esse dogma...
A história da descoberta do DNA está contada na primeira pessoa por James watson no seu livro “A Dupla Hélice” (Gradiva)."



Reflexão:

Na realidade, todos sabemos que o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira. O saber vai-se desenvolvendo, vão-se descobrindo novas verdades e chegando a novas conclusões. Este "fenómeno" só é possivel porque o Homem vai evoluindo, desenvolvendo tecnologias mais aperfeiçoadas e rigorosas. Neste caso, com o progresso da tecnologia, descobrimos que, realmente, o DNA era o suporte universal da informação genética e que este pode estar associado a proteínas, nas células eucarióticas, constituindo os cromossomas.


http://dererummundi.blogspot.com/2007/10/breve-histria-do-dna.html