O Neodarwinismo também é conhecido por Teoria Sintética da Evolução.
Questões não esclarecidas pelo darwinismo:
- Como surge uma variação?
- Como é transmitida uma variação hereditária?
Neodarwinismo – reformulação do darwinismo à luz dos conhecimentos da genética.
A teoria sintética da evolução admite que as populações constituem unidades evolutivas e apresentam variabilidade genética sobre a qual a selecção natural actua.
A variabilidade resulta das mutações e da recombinação genética (meiose e
fecundação).
Mutações - alterações bruscas do património genético, podendo ocorrer a nível dos genes – mutações génicas – ou envolver porções significativas de cromossomas – mutações cromossómicas.
Recombinação génica – é outra fonte da variabilidade genética e resulta de dois fenómenos: a meiose e a fecundação.
É principalmente a recombinação genética que cria a variabilidade, favorecendo o aparecimento de uma multiplicidade de diferentes combinações de genes.
Selecção natural e genética:
A selecção natural não actua sobre genes isoladamente mas sim sobre indivíduos com toda a sua carga genética.
As populações são formadas por indivíduos que podem ser, mais ou menos, semelhantes entre si. Quanto maior for a diversidade de indivíduos de uma determinada população, maior será a probabilidade de essa população sobreviver se ocorrerem alterações ambientais. Isto porque maior será a probabilidade de existirem indivíduos com características que os tornem mais aptos para esse novo ambiente.
Em oposição, as populações com uma baixa diversidade, embora possam estar muito bem adaptadas a um determinado ambiente, podem ser rapidamente eliminadas se ocorrerem modificações ambientais.
População - conjunto de indivíduos de uma espécie que vivem numa determinada área, num dado intervalo de tempo e que se cruzam entre si, partilhando o mesmo fundo genético.
Fundo genético – conjunto de todos os genes presentes numa população num dado momento.
A população é a unidade evolutiva.
Factores que contribuem para a alteração do fundo genético:
- Mutações;
- Migrações;
- Deriva genética;
- Cruzamentos ao acaso;
- Selecção natural
Todos estes factores podem actuar sobre o fundo genético de uma população, modificando-o. São capazes de produzir alterações significativas do fundo genético de forma a promover fenómenos evolutivos.
Reflexão:
A Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a selecção natural e incorporando noções actuais de genética. A contribuição individual da genética mais importante, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de partículas: os genes.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/teoria-sintetica-da-evolucao.php