O sismo do Haiti de 2010 teve seu epicentro a cerca de 15 quilómetros da capital haitiana, Porto Príncipe, e foi registrado às 16h 53min 10s do horário local, na terça-feira, 12 de Janeiro de 2010.
O abalo alcançou a magnitude de 7,0 na escala Richter e ocorreu a uma profundidade de 13 km. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registou ainda uma série de réplicas sismológicas.
Milhares de edificações, incluindo os elementos mais significativos do património de Porto Príncipe - o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince-, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídos ou gravemente danificados.
A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU tinha desaparecido.
O Comité Internacional da Cruz Vermelha calcula que aproximadamente três milhões de pessoas (mais de um terço da população do país) tenham sido afetadas pelo terremoto e estima que haja 45.000 a 50.000 mortos.
A ONU classifica o terremoto no Haiti como o 'pior desastre' da história que a instituição já enfrentou.
Reflexão:
Segundo outras fontes conseguimos saber que este sismo também se sentiu na República Dominicana, Cuba, Jamaica e Bahamas. Foi sem dúvida um abalo desastroso! Pessoas que morreram, pessoas que ainda não foram encontradas e ainda estão debaixo de blocos de pedra. Este povo tem tido ajuda de outros paises, pois até o hospital desabou e não tinham como tratar das pessoas que sobreviveram.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2010/01/12/ult1859u2185.jhtm
1 comentários:
O sismo no Haiti de facto foi de grande intensidade. Mas houve uma maior tragédia devido ao facto de as construções serem muito fracas.
Óptimo blog, contém muitas informações consideradas úteis para um estudante!
Enviar um comentário