RSS

27 de abril de 2010

Português demonstra nova função dos glóbulos brancos


Jorge Pinto, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), diz que pela primeira vez foi possível demonstrar a nova função dos glóbulos brancos, que assim poderão “proteger outras células dos efeitos tóxicos do ferro em excesso e impedir que este esteja disponível para o crescimento de patogénicos”.

O investigador explicou que o ferro é um elemento de que todas as células, mesmo as relacionadas com tumores, necessitam.



Linfócitos podem ter novas propriedades


“O estudo mostra que, em resposta ao aumento de ferro no sangue, os linfócitos sintetizam uma proteína, que impede que eles próprios libertem ferro para o sangue”

Se houver confirmação que este mecanismo é a base desta observação, poder-se-á fazer, “com maior segurança”, um prognóstico e definir "um esquema de tratamento adequado a cada indivíduo, com base no número de linfócitos”.

Acredita-se que esse número pode ser controlado geneticamente e é relativamente constante ao longo da vida.


Novos dados sobre o sistema imunitários


Estas células podem reter o ferro para protecção de outras dos efeitos tóxicos deste metal, controlar o crescimento de agentes patogénicos ou células tumorais ou possibilitar a sua própria divisão, quando necessário.



Reflexão:

Através deste estudo, podemos concluir que as células do sistema imunitário também são capazes de sentir o ferro, além de combaterem bactérias e vírus, o que aumenta a sua eficácia de protecção contra doenças.

0 comentários:

Enviar um comentário