RSS

18 de fevereiro de 2010

Barragem das três gargantas

A barragem das Três Gargantas é a maior central hidro-eléctrica do mundo. Situa-se no maior rio da China, o rio Yangtzé e a sua construção terminou em 2006.





A Barragem tem como funções, a prevenção de cheias, a geração de energia e facilitar o transporte fluvial, por isso ela desempenha um papel muito importante no desenvolvimento socioeconómico da China.





Participaram na sua construção 26 mil pessoas.







A subida do nível das águas na barragem das Três Gargantas causou dezenas de derrocadas, provocando danos em habitações, terrenos agrícolas e infra estruturas. Foram evacuadas cerca de mil pessoas e os prejuízos foram calculados em milhões de dólares. A gigantesca barragem, com um paredão com mais de dois quilómetros de comprimento, foi construída com o objectivo de regular o caudal do rio Yangtzé e fornecer energia. No entanto, para além dos enormes impactos ambientais e locais causados pela sua construção, a subida do nível das águas nesta albufeira está erodir rapidamente as suas frágeis margens.



Reflexão:

As barragens podem ser uma solução para aproveitamento de água mas é um problema para os ecossistemas fluviais que ,por exemplo, na limitação dos fluxos migratórios de algumas espécies. As cheias acontecem diariamente com a construção de leitos de cheia aumenta este risco.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrel%C3%A9trica_de_Tr%C3%AAs_Gargantas

0 comentários:

Enviar um comentário