RSS

27 de fevereiro de 2010

Sismo no Chile


Um forte tremor de terra provocou pelo menos 124 mortes no Chile e originou um alerta de tsunami no Oceano Pacífico nesta madrugada. O abalo, que atingiu 8,8 na escala de Richter, foi sentido durante cerca de um minuto quando eram 03h34 no país sul-americano (06h34 em Portugal Continental).Segundo os primeiros relatos, vários edifícios ruíram, houve cortes de energia e foram confirmadas 124 mortes, prevendo-se que o número oficial de vítimas vá disparar durante este sábado.





A costa do Chile é um local onde são relativamente frequentes fortes sismos porque a zona é atravessada pela divisão de duas placas tectónicas; a placa de Nazca e a placa Sul-Americana.





Reflexão:

Mais uma vez o ser humano sofreu com o poder das forças da Natureza. Todos estes acontecimentos provam que o nosso planeta não está parado, inactivo. Muito pelo contrário. A Terra está a "acordar".

http://jn.sapo.pt/paginainicial/

1 comentários:

Os Malucos da Biologia disse...

Através da análise destas recentes notícias percebemos que no sismo do Chile embora se tenha libertado muito mais energia do que no sismo do Haiti, o número de mortos não foi elevado. Isto deve-se essencialmente a dois factores: à localização do foco (e consequentemente do epicentro) e ao preparo sísmico que o Chile apresentava.

O Haiti, por se tratar de um país pobre, grande parte das construções não tinham uma preparação anti-sísmica. Como tal, aquele sismo de 7,0 de magnitude, provocou muitos mortos não só devido a este factor, mas devendo-se também à localização do epicentro, o qual se deu a 25km da capital deste país. Isto levou a uma corrente constante de sangue, uma vez que havia uma grande concentração populacional nesta região.

Por outro lado, como verificamos no artículo referido acima, o epicentro do sismo do Chile deu-se no mar. Apesar do risco de tsunami, foi preferível o epicentro se localizar no mar do que ocorrer no Chile. Assim, à medida que as ondas sísmicas chegavam às concentrações populacionais, estas foram perdendo intensidade, não se verificando um número tão elevado de mortos. Para além disso, as construções anti-sísmicas que se verificavam e ainda se verificam no Chile (há que reparar que o Chile está muito mais à frente que o Haiti em termos económcos) foram um factor muito importante neste desastre natural, uma vez que conduziram a uma redução muito significativa das vítimas desta tragédia da Mãe Natureza.

Por "Os Malucos de Biologia"

Enviar um comentário