RSS

21 de fevereiro de 2010

Propriedades químicas dos minerais


A maioria das espécies minerais é constituída por dois ou mais elementos que se combinam entre si, de acordo com as suas afinidades químicas. Os minerais constituídos apenas por um elemento químico – elementos nativos – são raros. Estão neste caso o ouro, a prata, o diamante, o enxofre e o cobre.




A classificação de Dana e Hurlbut, de 1960, divide os minerais em oito grupos, de acordo com o anião dominante. O quadro abaixo esquematiza esta classificação evidenciando, ainda, a percentagem de espécies por grupo e a sua abundância na crosta terrestre.




Testes químicos que podem ser realizados para identificar os minerais.


  • Teste do sabor salgado para a determinação da presença da halite (NaCl).


  • Teste da efervescência pelo contacto com um ácido. Por exemplo, carbonatos como a calcite reagem com os ácidos libertando CO2, o que provoca efervescência. Este fenómeno ocorre a frio em determinados minerais e a quente noutros.

  • Teste do cheiro – por exemplo, o argilito e argilas cheiram a barro quando bafejados.




Reflexão:

Depois de determinadas as propriedades fisicas e quimicas dos minerais, podemos fazer a sua identificação utilizando chaves dicotómicas ou consultando tabelas, em que estão registadas as principais características dos diferentes minerais. Existem também programas de software que permitem a identificação de minerais, considerando as suas propriedades.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mineral

0 comentários:

Enviar um comentário