RSS

4 de março de 2010

Deslocamento do eixo da Terra


O sismo de magnitude 8,8 na escala de Ritcher que assolou o Chile no passado sábado provocou uma deslocação do eixo do planeta em cerca de oito centímetros, encurtando a duração dos dias em 1,26 microsegundos.




A deslocação do eixo da Terra não é um evento inédito. O sismo de magnitude 9,1 ao largo da ilha de Sumatra, em 2004, causou uma deslocação do eixo em cerca de 2,32 centímetros.


Reflexão:

É claro que o eixo da terra tem de estar alterado e a culpa é do homem. O homem com a sua exagerada ambição acaba com o Planeta, que está velho e com o degelo as coisas agravam-se, não nos podemos esquecer de que o Planeta tem mais água do que terra, perante estes fenómenos o futuro não é risonho para as próximas gerações.

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1508820

2 comentários:

Os Malucos da Biologia disse...

Creio que poucas pessoas sabiam da possibilidade de um sismo ter uma consequência destas. Apesar de ainda não ter sido provada, não deixa de ser uma teoria bem elaborada. Na minha opinião, é mais que possível que um sismo tão intenso tenha uma consequência destas. O que não deixa de ser curioso, é que se pensarmos, se acontecessem sismos desta magnitude todos os dias, provavelmente, a duração dos dias seriam completamente alterados e os calendários teriam de ser modificados. O que não deixava de ser engraçado.

Por: "Os Malucos de Biologia"

LucieCunha disse...

Antes de mais, parabéns pelo vosso portefólio digital. A organização está espectacular e acho-o bastante atractivo. Além disso, os temas são interessantíssimos e, a partir de agora, vou seguir o vosso blog com frequência.
A acção do Homem em tempos não era prejudicial ao nosso planeta mas esses tempos acabaram. A ocupação antrópica, o mau ordenamento e as políticas descuidadas que estão implementadas para manter o equilíbrio da Terra não são significativas e os efeitos destas deixaram de exercer o seu papel.
O facto de ter ocorrido um deslocamento do eixo da Terra é um aviso. Devemos chamar à razão as populações para que consigam aperceber-se da desgraça em que nos encontramos.

Enviar um comentário