RSS

24 de março de 2010

Aula de Campo - 2ª paragem


Designam-se por movimentos de massa (frequentemente designados, com pouca precisão, por "movimentos de terras" ou "landslides") quaisquer movimentações de rochas ou de rególito numa superfície inclinada, induzido principalmente pela gravidade.


Os movimentos de massa são eventos erosivo/deposicionais muito importantes. Como tal, são altamente modeladores da superfície terrestre, isto é, da paisagem.


Os processos de movimentação de massa estão continuamente a actuar em todas as vertentes. Porém, alguns dessas movimentações ocorrem muito lentamente (sendo quase imperceptíveis pelo Homem), enquanto outros se desenvolvem de forma súbita, podendo atingir velocidades da ordem de uma centena de km/h.


Por vezes as consequências para o Homem são desastrosas, provocando ocasionalmente catástrofes.


Na nossa visita de estudo fomos visitar os "vestígios" da derrocada de Frades. Esta provocou algumas mortes. A zona onde ocorreu esta derrocada há um contacto geológico (rochas de granito e xisto).




As pessoas dizem que ouviram um estrondo. Esse estrondo foi foi o granito a ceder.


Actualmente existe um canal da torrente, onde não existe solo, ou seja, as rochas estão à mostra.





Numa perspectiva mais abrangente, parecia que tinha vegetação. No entanto, neste ponto tivemos uma perspectiva mais correcta acerca do tamanho da "catástrofe".




O desaparecimento do estojo aumenta a probabilidade de ocorrência destes fenómenos.


A pinha da figura seguinte constitui uma prova que lá existem esquilos, uma vez que só eles conseguem roer assim as pinhas.




Depois de estarmos na zona da derrocada, dirigimo-nos para uma zona de interflúvio. Conseguiamos ver a bacia do lima e íamos em direcção à bacia do minho. Esta última é uma zona planáltica, ou seja, o relevo não é tão acentuado.


Entender a geologia é entender o tempo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui sim está um blog qe nao é muito frequente encontrar está bem elaborado,tem uma boa organizacao mas acima de tudo criativo. Os meus PARABENS!! Professor de biologia (qe nao sei qem é xD) estes meninos esmeraram-se e merecem boa nota.

Anónimo disse...

Optimo trabalho desenvolvido, o blog está magnifico...os meus parabéns pela informação, esta pode ser muito útil a alunos que se iniciaram na disciplina ou também aqueles que tem exames para fazerem...

MUITOS PARABÉNS

Enviar um comentário