RSS

16 de março de 2010

Meteorização química


Meteorização Química: consiste na transformação química dos minerais existentes numa rocha devido à acção da água e dos gases atmosféricos (oxigénio e dióxido de carbono), e por produtos da actividade dos seres vivos.

A temperatura também é importante na alteração química, pois influencia a velocidade das reacções. Muitos dos minerais constituintes das rochas são estáveis no ambiente em que se formaram, mas tornam-se instáveis nas novas condições superficiais. Nessas condições os minerais transformam-se noutros mais estáveis, e noutros casos, são dissolvidos completamente deixando de fazer parte da constituição da rocha.





  • Hidrólise : são reacções de alteração química que envolvem água. Leva à formação de novos minerais com desintegração do mineral original( ex.: feldspato dá lugar a minerais de argila);




  • Oxidação: ocorrem reacções de oxirredução nos minerais (ex.: aparecimento de ferrugem);


  • Carbonatação: as águas acidificadas (resultantes, por exemplo, da interacção da água com o dióxido de carbono atmosférico) podem reagir com minerais, formando produtos solúveis. No caso em que o ácido carbónico reage com o carbonato de cálcio, são removidos, em solução, iões cálcio e iões hidrogenocarbonato.



  • Erosão: após a meteorização, as partículas degradas vão ser removidas dos locais onde foram originadas pelos agentes erosivos, para depois sofrerem transporte.



Reflexão:

Os minerais não reagem do mesmo modo aos agentes de meteorização química, há minerais que se alteram e desaparecem rapidamente. As alterações químicas dependem também das condições ambientais, pois a meteorização química é muito mais rápida e intensa em regiões de clima quente e húmido.

http://www.netxplica.com/

0 comentários:

Enviar um comentário