RSS

21 de março de 2010

Transporte e sedimentação


Transporte

Os materiais resultantes da meteorização das rochaspodem ficar acumulados no local de origem, formando depósitos residuais, mas na maior parte dos casos são transportados, principalmente,pela água e pelo vento para outros locais.


Modificações sofridas pelos sedimentos


Arredondamento: os detritos, devido ao choque entre eles, vão perdendo as arestas e vértices, ficando a superfície progressivamente lisa e curva. Pelo grau de arredondamento, pode analisar-se a duração do transporte.





Granosselecção: as partículas são seleccionadas e separadas consoante o seu tamanho, forma e densidade. Um sedimento considera-se bem calibrado quando os detritos têm, aproximadamente, o mesmo tamanho.



Sedimentação


Quando o agente transportador perde energia, os materiais, depositam-se, contribuindo, então, para a formação de sedimentos. O processo de deposição dos materiais designa-se de sedimentação.




A deposição dá-se em regra, segundo camadas sobrepostas, horizontais e paralelas, principalmente se a sedimentação ocorre em ambiente aquático.As diferentes camadas denominam-se estratos. As superfícies aproximadamente planas, que separam diferentes estratos denominam-se superfícies de estratificação. A superfície superior ao estrato denomina-se tecto e a que fica por baixo é chamada muro.


Reflexão:

Após o estudo, verificamos que o transporte dos materiais pode ocorrer em solução ou sob a forma de fragmentos sólidos de diferentes dimensões.
A sedimentação pode ocorrer em ambientes terrestres, mas ela é, principalmente, importante em ambientes aquáticos, nomeadamente nos cursos de água, nos lagos e nos mares. Os materiais transportados em soluçãosedimentam após a precipitação.

http://www.netxplica.com/

1 comentários:

Cromossomas Ambulantes disse...

Bem elaborado. Cumprimentos dos vossos amigos Tiago; Vitor e Zé.

Enviar um comentário