RSS

24 de março de 2010

Aula de Campo - 3ª paragem


A nossa terceira paragem foi em Rubiães. Rubiães é uma freguesia portuguesa do concelho de Paredes de Coura.

Aqui, paramos na Igreja de S. Pedro.




O Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rubiães tem por objectivo proporcionar ao número crescente de romeiros as necessárias condições de acolhimento, durante o percurso do Caminho Português de Santiago inscrito no concelho.


A igreja de São Pedro de Rubiães, provavelmente construída no início do século XIII, sofreu várias alterações ao longo do tempo. Para além da torre sineira que lhe foi adossada no século XVII, procedeu-se à sua ampliação, o que implicou a deslocação para leste da capela-mor.


No século XIX, foi necessário refazer o tímpano do portal principal – uma fraca reconstituição de uma das poucas representações de Cristo em Majestade que nos deixou o românico português.


Esta igreja tem um espaço envolvente magnífico:




Nesta paragem, houve pequenos pormenores que nos chamaram particularmente à atenção:


  • Carrancas: Carranca é uma escultura com forma humana ou animal. Elas eram colocadas nas igrejas com o objectivo de espantar os maus espíritos.




  • O marco miliário: eram os marcos colocados ao longo das estradas do Ímperio Romano, em intervalos de cerca de 1480 metros. Estas colunas de base rectangular eram de altura variável, com as maiores a atingir cerca de 20 polegadas de diâmetro, pesando cerca de 2 toneladas. Na base estava inscrito o número da milha relativo à estrada em questão. Num painel ao nível do olhar constava a distância até ao Fórum Romano, bem como outras informações, como os responsáveis pela construção e manutenção da estrada.
    Actualmente, são os miliários que permitem aos arqueólogos
    e historiadores
    estimar os trajectos das antigas estradas romanas, pelo que se tornavam valiosos documentos.


4 comentários:

Cromossomas Ambulantes disse...

Bom relatório e bons argumentos. Saudações

Anónimo disse...

Parece que esta Aula de Campo não passou apenas de uma mera aula, como tambem uma aquisação de conhecimento.

Este blog vai permitir o conhecimento de lugares magníficos escondidos no nosso país, como também ensinar os alunos.

Parabéns pela forma como descreves as várias obras de arte presentes nessa freguesia, nomeadamente, a igreja de São Pedro de Rubiães.

Anónimo disse...

PARABÉNS!!! Este trabalho contribuiu para aumentar os meus conhecimentos sobre o tema em questao :) beijinhos .

Anónimo disse...

sim senhora este blog esta mesmo mt bom :D estas pessoas estao cada vez melhor acho que vou contrata-las hahahaha :D voces sao mesmo mts fantasticos/as. apercio esta inciativa mesmo mt bom continuem com o bom trablho que têm feito mt mt bom...

Enviar um comentário