RSS

4 de maio de 2010

Datação relativa das rochas


Para conseguir estabelecer a ordem cronológica pela qual as formações geológicas se constituíram é essencial conhecer a idade dos estratos e dos fósseis. Há séculos que os geólogos determinam a idade relativa das rochas, ou seja, se as rochas são mais velhas, mais novas ou da mesma idade, umas em relação às outras, aplicando princípios gerais da estratigrafia.

A estratigrafia é, portanto, o ramo da Geologia que se ocupa do estudo das rochas sedimentares e das suas relações espaciais e temporais.



Princípio da sobreposição:
numa sequência estratigráfica sedimentar não deformada, os estratos mais antigos são os que localizam por baixo e os mais recentes são os que se localizam por cima.





Princípio da continuidade lateral:
um estrato sedimentar permanece lateralmente igual a si próprio ou varia de um modo contínuo.





Princípio da identidade paleontológica:
admite que os grupos de fósseis aparecem numa ordem definida e que se pode reconhecer um período do tempo geológico pelas características dos fósseis. Estratos que apresentem fósseis idênticos são da mesma idade. Estes são fósseis de idade, correspondentes a seres vivos que viveram durante intervalos de tempo curtos e que tiveram uma grande área de dispersão.




Princípio da intersecção e princípio da inclusão:
toda a estrutura que intersecta outra é mais recente do que ela.
















Reflexão: No final desta matéria, podemos concluir que podem ser utilizados diferentes principios para fazer a datação relativa de formações geológicas. Através de princípios básicos, os geólogos conseguem interpretar os estratos sedimentares e conhecer as histórias que estes albergam, nomeadamente sobre formas de vida do passado da Terra e também sobre os grandes conhecimentos geológicos!

http://pt.wikipedia.org/

0 comentários:

Enviar um comentário