Quando se ultrapassa o limite de elasticidade das rochas estas deformam-se permanentemente e em resposta a forças compressivas formam-se dobras.
Podem ser caracterizadas pelos seguintes elementos:
Classificação das dobras segundo a disposição espacial dos elementos:
Antiforma – convexidade da dobra orientada para cima;
Sinforma – convexidade da dobra orientada para baixo;
Dobras neutras – convexidade orientada na horizontal.
Em relação à idade, a dobra pode ser anticlinal se apresentar no seu núcleo as rochas mais antigas, e sinclinal se tiver no seu núcleo as rochas mais recentes.
A orientação das dobras é feita através do levantamento de dois parâmetros:
- Direcção da dobra: ângulo entre a linha N-S e a linha de intersecção do plano dado com o plano horizontal (linha horizontal do plano ou directriz).
Falhas
As falhas são deformações associadas a comportamentos frágeis do material geológico. Correspondem a superfícies de fractura, ao longo das quais ocorreram movimentos relativos entre os dois blocos que separam. Surgem quando o limite de plasticidade das rochas é ultrapassado e estão, muitas vezes, associadas a sismos.
Plano de falha – superfície de fractura ao longo da qual ocorreu o movimento dos blocos;
Tecto (bloco superior) – bloco que se encontra acima do plano de falha;
Muro (bloco inferior) – bloco que está situado abaixo do plano de falha;
Rejecto – distância do deslocamento relativo entre os dois blocos da falha;
Inclinação da falha – ângulo definido entre o plano da falha e um plano horizontal;
Direcção da falha – alinhamento horizontal do plano de falha.
De acordo com o movimento relativo entre os dois blocos da falha (tecto e muro), as falhas podem ser classificadas como normais, inversas e de desligamento.
Falha normal
Falha inversa –Tecto desloca-se para cima relativamente ao muro (ângulo agudo entre o plano de falha e o plano horizontal;
Falha de desligamento – O movimento pode ser lateral direito ou lateral esquerdo, se o bloco no lugar oposto da falha, relativamente ao observador, se desloca para a direita ou para a esquerda.
Após este estudo podemos concluir que as dobras são curvaturas causadas por esforços de natureza tectônicas, por intrusões magnéticas ou por efeitos atectónicos. Enquanto isso as falhas são fraturas mediante as quais as rochas se deslocam, de forma a perder a sua continuidade original.
1 comentários:
obrigado pela explicação
Enviar um comentário