RSS

15 de maio de 2010

Factores de metamorfismo

O metamorfismo compreende uma série de processos que têm lugar no interior da crosta terrestre e que provocam alterações mineralógicas, químicas e estruturais nas rochas preexistentes quando sujeitas a condições físico-químicas diferentes das que as originaram.


  • Pressão/Tensão

    A tensão a que as rochas na litosfera estão sujeitas é provocada pela carga da massa rochosa suprajacente, ou seja, é um tipo de pressão que actua em todos os sentidos - pressão litostática. Este tipo de tensão faz-se sentir a partir de uma profundidade relativamente pequena, provocando deformação e diminuição de volume nas rochas, com consequente aumento da sua densidade.

    As rochas estão também sujeitas a pressões resultantes dos movimentos tectónicos. Essas forças, de natureza compressiva, distensiva ou de cisalhamento, geram uma tensão com uma orientação bem definida, designada tensão não citostática ou dirigida. Como consequência desta tensão dirigida, os minerais das rochas passam a apresentar uma disposição orientada dos seus minerais segundo planos paralelos - foliação.


  • Temperatura

    À medida que se vão afundando, as rochas vão sofrendo a influência do calor interno da Terra, do calor resultante da pressão litostática ou do calor resultante da proximidade de uma intrusão magmática.

    Quando os minerais das rochas são suficientemente aquecidos, sem, contudo, entrarem em fusão, os elementos da sua rede cristalina passam a dispor-se segundo novos arranjos. Este processo de recristalização permite, assim, a formação de novos minerais a partir de outros preexistentes e, consequentemente, a formação de novos tipos de rochas. Se para determinado valor de profundidade e de pressão a temperatura verificada ultrapassar o ponto de fusão das rochas, estas começarão a fundir, iniciando-se a transição do metamorfismo para o magmatismo.


    • Fluidos de circulação

    As alterações metamórficas que ocorrem quando as temperaturas e pressões se elevam são muito facilitadas se estiverem presentes fluidos de circulação. Estes fluidos, reagindo com os minerais que formam a rocha, podem dar origem a minerais de composição diferente, por remoção ou introdução de determinados componentes químicos, o que provoca alterações importantes ao nível da composição química e mineralógica da rocha inicial.

    Uma argila, por exemplo, contém sempre alguma quantidade de água, quer preenchendo os seus poros quer fazendo parte da estruturados seus minerais hidratados. Esta água, adquirida no decurso dos fenómenos de superfície, é libertada por desidratações sucessivas, quando a rocha entra no domínio dos processos metamórficos, passando a fazer parte da fase fluida, com importante participação nas trocas químicas verificadas entre os diversos minerais.


  • Tempo

    Os fenómenos relacionados com o metamorfismo são extremamente lentos, sendo por isso, também de considerar o tempo como um dos factores relevantes para a formação de rochas metamórficas.




Reflexão:

Podemos dizer que o metmorfismo é um processo geológico que está intimamente ligado à geodinâmica interna e que à medida que aumenta a profundidade da crusta terrestre, exercem-se tensões devido ao peso das camadas suprajacentes e aos movimentos tectónicos.


http://www.infopedia.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário