RSS

2 de maio de 2010

Humanos podem criar morfina


Segundo um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, o corpo humano produz uma pequena e estável quantidade natural de morfina.

Meinhart Zenk, que investiga fármacos baseados em plantas, afirma que a nova descoberta mostra que os ratos produzem “um bloqueador de dor incrível” − e que os humanos e outros mamíferos possuem o mesmo mecanismo químico para a produzir

Os investigadores injectaram nos ratos uma dose extra de um químico natural do cérebro chamado tetrahydropapaveroline (THP), que os humanos também são capazes de produzir. O THP passou por alterações químicas no organismo criando morfina.

Com este estudo chegou-se á conclusão de que a forma como os ratos produzem morfina é muito idêntica ao modo como fazem as papoilas (as únicas plantas produtoras de morfina conhecidas cientificamente).


Auto-defesa do organismo


Nas papoilas, os cientistas supõem que a morfina actue como defesa contra os predadores. Por exemplo, se um coelho atacasse uma papoila, a morfina poderia tornar este animal mais lento, fazendo com que fosse atacado por outro predador como um falcão.

Também se observou, que se um animal atacar uma pessoa, mesmo com níveis baixos de morfina podem bloquear a dor para que a pessoa consiga escapar.



Em pânico


O investigador afirmou, que isto é apenas “absoluta especulação”. O próximo passo será testar urina de pessoas que sofreram pânico (como vítimas de acidentes rodoviários) para ver se existem altos níveis de morfina no organismo destes indivíduos.

Mesmo que se prove que os humanos produzem esta droga, ainda é cedo para dizer que isto levará a novos tratamentos.


Reflexão:

O corpo humano produz um anestésico natural várias vezes mais potente que a morfina, sugere a pesquisa de uma equipa francesa.
Quando é dado a ratinhos, o químico, a que deram o nome de "opiorphin", conseguiu diminuir a dor a um valor tão baixo como o do mais poderoso anestésico de morfina. A equipa acredita que as suas descobertas poderão levar a novos tratamentos da dor. Outros cientistas, no entanto, estão cépticos acerca do significado do trabalho.
Seria uma grande descoberta se os cientistas pudessem um dia induzir o corpo humano a criar um choque de morfina natural em vez de se injectar a substância no corpo, o que tem vários efeitos secundários, nomeadamente a obstipação.

http://www.cienciahoje.pt/

1 comentários:

Anónimo disse...

Este tópico de Curiosidades está excelente tem aqui muito tempo gasto. Aprendi algumas coisas que não sabia.

Enviar um comentário