RSS

25 de maio de 2010

Energias renováveis

Energia geotérmica

O calor interno da Terra libertado à superfície é utilizado para o aquecimento de águas que, após vaporização, movimenta turbinas onde se produz energia eléctrica.




Há dois tipos de geotermia: a de alta entalpia, em que a temperatura da agua é superior a 150ºC, sendo o calor usado para produzir energia eléctrica; e a de baixa entalpia, em que a temperatura da água é inferior a 150ºC, sendo o calor usado essencialmente no aquecimento de habitações e de água para uso doméstico ou público.


Esta energia é não poluente e renovável na medida em que a sua fonte permanece por longos períodos de tempo (uma câmara magmática pode demorar milhares de anos a arrefecer). No entanto, este tipo de energia só pode ser produzida perto de locais com elevado fluxo térmico ou elevado gradiente geotérmico.




Em Portugal produz-se energia geotérmica de alta entalpia no arquipélago dos Açores e de baixa entalpia em centros termais do território continental.





Este tipo de energia acarreta menores riscos ambientais. No entanto, também esta associada a alguns problemas, como a libertação de gases sulfurosos para a atmosfera, a contaminação da água nas proximidades das unidades de exploração, devido à natureza mineralizada dos fluidos geotérmicos residuais que são libertados, ou a ocorrência de aluimentos resultantes da utilização de grandes quantidades de fluidos.





Energia eólica

A Energia Eólica é um tipo de energia alternativa proveniente de uma fonte de energia inesgotável- o vento.

Este tipo de energia é produzido por uns aparelhos chamados moinhos de vento. Basicamente estes aparelhos são tipos de ventoinhas gigantes que quando movidas pelo vento produzem um tipo de energia a que se dá o nome de energia eólica.





A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renovavéis, em função do seu maior desenvolvimento.






Energia hídrica

A energia hídrica fornece 20% da energia mundialmente gasta, sendo assim a energia renovável mais utilizada em todo o Mundo.

A produção de energia hídrica é principalmente efectuada através de centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade, que contêm a água dos rios, constituindo um reservatório de água, interrompendo o fluxo de água constante.





A água é forçada a acumular-se na barragem e posteriormente, ao abrirem-se as comportas desta, a água passa pelas turbinas e esta energia mecânica é transformada em energia eléctrica. O curso de água pode também ser obrigado, através de diques a passar pelas turbinas, fazendo com que as lâminas girem e haja produção de energia eléctrica.

Além das fontes energéticas renováveis mencionadas, outras podem ser consideradas:
  • Energia solar;

  • Biomassa;

  • Hidrogénio.




Reflexão

Com este estudo podemos ver a impotância das diferentes fontes de energia nas nossas vidas e dos problemas que envolvem a sua obtenção. Como tal devemos reduzir o seu consumo e procurar energias alternativas renováveis.


http://www.minerva.uevora.pt/

2 comentários:

Nucleotídeas disse...

Sem dúvida um bom artigo para nos elucidar da importância das energias renováveis... há que saber tomar conta do nosso ambiente :]
Bom trabalho!

tericris disse...

Devia haver mais exploração das energias renováveis no nosso país.

Enviar um comentário