RSS

11 de maio de 2010

Deformação das rochas

As rochas que integram a litosfera estão sujeitas a tensões, forças exercidas por unidade de área, resultantes dos movimentos tectónicos. Quando nas rochas actuam tensões, estas podem sofrer deformações que podem ser reversíveis ou elásticas, como irreversíveis ou plásticas.


Tipos de tensão

As tensões podem ser compressivas ou distensivas (ou tractivas), quando a resultante das forças actuantes é, respectivamente, convergente ou divergente. No primeiro caso as forças tendem a reduzir o volume das rochas, no segundo caso, as forças tendem a alongar as rochas.

As tensões podem também ser de cisalhamento, provocando movimentos paralelos das rochas em sentidos opostos.





Resposta à tensão


O comportamento dos materiais quando estão sujeitos a estados de tensão pode ser:

Comportamento elástico – é reversível, o material deforma mas, quando a tensão cessa, recupera a sua forma/volume iniciais e verifica-se quando a força aplicada sobre a rocha não ultrapassou o seu limite de elasticidade;

Comportamento plástico – é permanente, o material fica deformado sem rotura e verifica-se quando a força aplicada sobre a rocha é superior ao seu limite de elasticidade e inferior ao limite de plasticidade.




Comportamento mecânico das rochas

Podem-se considerar dois tipos de comportamentos nas rochas:


  • Comportamento dúctil - (pressões elevadas e altas temperaturas): a rocha tende a deformar-se mas não se fractura, originando dobras como resultado das tensões a que está sujeita;

  • Comportamento frágil - (pressões baixas e temperaturas abaixo do ponto de fusão dos minerais): como os materiais, nestas circunstâncias, estão muito rígidos, a deformação pode conduzir à fractura dos blocos rochosos, originando falhas.





Reflexão:

Podemos dizer que as rochas estão sujeitas a vários processos, durante os quais se pode verificar que estes materiais experimentam profundas e complexas transformações após a sua génese, em consequência de intensos esforços que sobre elas actuam.


http://www.netxplica.com/

0 comentários:

Enviar um comentário