RSS

28 de maio de 2010

Recursos minerais


São substâncias naturais formadas por processos geológicos que, ocorrendo na crosta terrestre com uma concentração superior à média, podem ser economicamente exploráveis.

Os recursos minerais podem classificar-se em metálicos e não metálicos.


Recursos Minerais Metálicos

Recursos minerais explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte da sua constituição.

Sabe-se que os elementos químicos, como o ferro, cobre, prata ou ouro, se encontram distribuídos na crusta terrestre. Estes fazem parte da constituição de vários materiais em associações diversas com outros elementos.

Clarke -
é a concentração média de um elemento químico na crusta terrestre, e exprime-se em partes por milhão (ppm) ou gramas por toneladas (g/ton).

Um jazigo mineral é um local no qual um determinado elemento químico existe numa concentração muito superior ao seu clarke (concentração média), sendo por isso susceptível de exploração economicamente rentável.



Na exploração de um jazigo mineral, chama-se minério ao material que é aproveitável e que tem interesse económico, e ganga ao material sem valor económico.




Todo o material sem valor económico, ou seja, a ganga, é acumulado em escombreiras. Estas são depósitos superficiais junto ás explorações mineiras.

As escombreiras causam:

  • Elevada poluição visual;

  • Maior risco de deslocamentos de terrenos;

  • Poluição no solo e/ou ar, por poderem conter substâncias tóxicas.


Recursos Minerais Não Metálicos

Incluem areias, cascalhos, argilas e outras rochas e minerais que são utilizados na construção e em indústrias (vidro, tintas, cosméticos).

As pedras preciosas e semipreciosas, usadas na joalharia, também fazem parte deste grupos de recursos.

Normalmente não atingem preços muito elevados, com excepção das pedras preciosas.


Principais utilizações

As rochas como materiais de construção.

As rochas que afloram num país, após a extracção do meio natural, podem ser utilizadas por exemplo, na construção civil, na pavimentação, e na estatuária.O cimento que hoje se utiliza na construção civil é produzido a partir de calcários e areias.

As rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas podem ser encontradas nas mais diversas construções de monumentos no nosso país.

A Igreja e a Torre dos Clérigos, no Porto, foram construídas em “granito do Porto”.



Torre dos Clérigos, no Porto.


A Torre de Belém foi construída sobre um afloramento basáltico. A torre é constituída por calcário do Cretácico, abundante na zona ocidental de Lisboa.


Torre de Belém, em Lisboa.


Pode-se concluir então que a abundância duma dada rocha numa dada região aumenta a probabilidade dessa rocha vir a ser utilizada como material de construção.Outras rochas como mármore e brechas podem também ser utilizadas como pedra de construção em muitos monumentos.


Após a edificação dos monumentos a rocha exposta fica sujeita a uma série de factores químicos, físicos e biológicos que podem provocar a sua alteração.



Reflexão:

Podemos então concluir que os recursos minerais são concentrações naturais de materiais de natureza mineral. Estes recursos têm um longo período de formação, por vezes de milhões de anos, por esta razão, muitos deles podem esgotar-se.

http://www.exames.org/

3 comentários:

Nuno Meneses disse...

Se isto é um trabalho da escola, estas meninas merecem 20 !

Tá muito bom o blog, quer em termos gráficos, quer em termos de conteúdo !

Beijinhos e muita sorte,

Os Malucos da Biologia disse...

Esse Nuno Meneses que vá dar graxa para outro sítio. Não tem de falar da nota. Mau!

Bem acho que isto já demos na escola também. Li, gostei, aprendi algo mais porque pensava que a Torre de Belém era feita de papel e borracha

ahaahah

parabéns pelo post

Os malucos da Biologia :]

pat disse...

tão interessante este blog! por favor, não parem de escrever! patricia

Enviar um comentário