RSS

17 de maio de 2010

Rochas metamórficas


As rochas metamórficas constituem o núcleo de muitas cadeias montanhosas. Também existem na crosta, por baixo das rochas sedimentares.


Mineralogia das rochas metamórficas

Os minerais que se encontram na constituição das rochas são mais estáveis em ambientes semelhantes àqueles em que se encontravam quando foram formados. Se isso não acontecer, os minerais sofrem alterações.


  • Recristalização, formação de novos minerais devido à reorganização espacial das partículas constituintes dos minerais das rochas, quando fica submetida a altas pressões e temperaturas.


  • Transformação polimorfa, a composição da andaluzite, cianite e silimanite é idêntica (Al2SiO5) mas apresentam estruturas diferentes.


  • Minerais índice, a sua presença na rocha metamórfica define os limites de pressão e temperatura em que foi formada.




1. Andaluzite, forma-se em temperaturas e pressões baixas.

2. Silimanite, temperatura muito elevada.

3. Cianite, pressões muito elevadas.


Grau de Metamorfismo


A presença de certos minerais permite inferir as condições de formação das rochas, determinando-se o grau de metamorfismo.


• Baixo grau (clorite e biotite)


• Médio grau (granada, estaurolite)


• Alto grau (silimanite)






Tipos de metamorfismo

  • Metamorfismo Regional: Metamorfismo termodinâmico que afecta grandes extensões da crosta e está associado à formação de cadeias montanhosas.Rochas como ardósia, filito, micaxisto e gnaisse resultam deste tipo de metamorfismo.




  • Metamorfismo de contacto: Metamorfismo experimentado pelas rochas adjacentes a uma intrusão magmática (formando-se uma auréola de metamorfismo)O tipo de rocha encaixante, a quantidade de fluidos e temperatura são factores deste tipo de metamorfismo.Rochas como a corneana, quartzito e mármore resultam deste tipo de metamorfismo.



Textura das rochas


A textura das rochas metamórficas é determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais. Um tipo de característica textural, considerada relevante para a classificação das rochas metamórficas, é a existência ou ausência de foliação (estrutura planar que resulta dum alinhamento preferencial dos minerais anteriores ao processo metamórfico).

A clivagem, a xistosidade e o bandado gnáissico são três tipos de foliação de rochas de baixo, médio e alto grau de metamorfismo, respectivamente.





Clivagem
- um tipo de foliação de rochas de baixo grau de metamorfismo; os processos metamórficos levam à orientação paralela dos minerais lamelares, como a moscovite e os minerais de argila. Este tipo de estrutura conduz ao aparecimento de planos de clivagem favoráveis à existência de fissilidade - facilidade da rocha se dividir em lâminas.


Xistosidade - característico de rochas de médio grau de metamorfismo; é uma forma de foliação desenvolvida pela orientação paralela de minerais tabulares e lamelares em rochas metamórficas de grão grosseiro (visível macroscopicamente), como os micaxistos; apresentam uma menor fissilidade comparativamente às rochas que sofrem clivagem.


Bandado gnáissico – é um tipo de foliação de rochas de alto grau de metamorfismo; tipo de foliação gerada por diferenciação em bandas por efeito de tensões dirigidas, por exemplo em certas rochas como o gnaisse.




As rochas metamórficas apresentam dois tipos principais de textura:


  • Foliada - O xisto argiloso, ardósia, filito, xisto ou micaxisto e gnaisse.




  • Não foliada - também designada granoblástica, é característica de rochas que têm origem em processos metamórficos relacionados com o metamorfismo de contacto, como por exemplo o quartzito, o mármore e as coreanas.





Reflexão: Sao rochas que surgem do metamorfismo (transformação) de outras rochas, sejam elas magmaticas, sedimentares ou mesmo metamórficas. O metamorfismo é devido, principalmente, ao calor, pressao e flúidos, e ocorre no interior da crosta terrestre. O metamorfismo pode levar a rocha a sofrer alterações apenas físicas como crescimento dos cristais, ocasionando novas texturas, ou a alterações quimicas como o surgimento de novos minerais por recombinação. Também podem ocorrer transformações físicas e quimicas em conjunto.

http://www.netxplica.com/

3 comentários:

Anónimo disse...

Obgd

Anónimo disse...

Obrigada, foi muito esclarecedor :)

Anónimo disse...

obrigada ajudou-me imenso nos trabalhos de casa!!!
:)

Enviar um comentário