- Recristalização, formação de novos minerais devido à reorganização espacial das partículas constituintes dos minerais das rochas, quando fica submetida a altas pressões e temperaturas.
- Transformação polimorfa, a composição da andaluzite, cianite e silimanite é idêntica (Al2SiO5) mas apresentam estruturas diferentes.
- Minerais índice, a sua presença na rocha metamórfica define os limites de pressão e temperatura em que foi formada.
1. Andaluzite, forma-se em temperaturas e pressões baixas.
2. Silimanite, temperatura muito elevada.
3. Cianite, pressões muito elevadas.
Grau de Metamorfismo
A presença de certos minerais permite inferir as condições de formação das rochas, determinando-se o grau de metamorfismo.
• Baixo grau (clorite e biotite)
• Médio grau (granada, estaurolite)
• Alto grau (silimanite)
Tipos de metamorfismo
- Metamorfismo Regional: Metamorfismo termodinâmico que afecta grandes extensões da crosta e está associado à formação de cadeias montanhosas.Rochas como ardósia, filito, micaxisto e gnaisse resultam deste tipo de metamorfismo.
- Metamorfismo de contacto: Metamorfismo experimentado pelas rochas adjacentes a uma intrusão magmática (formando-se uma auréola de metamorfismo)O tipo de rocha encaixante, a quantidade de fluidos e temperatura são factores deste tipo de metamorfismo.Rochas como a corneana, quartzito e mármore resultam deste tipo de metamorfismo.
Textura das rochas
A clivagem, a xistosidade e o bandado gnáissico são três tipos de foliação de rochas de baixo, médio e alto grau de metamorfismo, respectivamente.
Clivagem
Xistosidade - característico de rochas de médio grau de metamorfismo; é uma forma de foliação desenvolvida pela orientação paralela de minerais tabulares e lamelares em rochas metamórficas de grão grosseiro (visível macroscopicamente), como os micaxistos; apresentam uma menor fissilidade comparativamente às rochas que sofrem clivagem.
Bandado gnáissico – é um tipo de foliação de rochas de alto grau de metamorfismo; tipo de foliação gerada por diferenciação em bandas por efeito de tensões dirigidas, por exemplo em certas rochas como o gnaisse.
As rochas metamórficas apresentam dois tipos principais de textura:
- Foliada - O xisto argiloso, ardósia, filito, xisto ou micaxisto e gnaisse.
- Não foliada - também designada granoblástica, é característica de rochas que têm origem em processos metamórficos relacionados com o metamorfismo de contacto, como por exemplo o quartzito, o mármore e as coreanas.
Reflexão: Sao rochas que surgem do metamorfismo (transformação) de outras rochas, sejam elas magmaticas, sedimentares ou mesmo metamórficas. O metamorfismo é devido, principalmente, ao calor, pressao e flúidos, e ocorre no interior da crosta terrestre. O metamorfismo pode levar a rocha a sofrer alterações apenas físicas como crescimento dos cristais, ocasionando novas texturas, ou a alterações quimicas como o surgimento de novos minerais por recombinação. Também podem ocorrer transformações físicas e quimicas em conjunto.
http://www.netxplica.com/
3 comentários:
Obgd
Obrigada, foi muito esclarecedor :)
obrigada ajudou-me imenso nos trabalhos de casa!!!
:)
Enviar um comentário