RSS

8 de novembro de 2009

Clones de castanheiros híbridos resistem à doença da tinta

Em 17 clones de castanheiros híbridos (que são uma espécie de mistura do castanheiro Europeu e Asiático) reside a possibilidade de uma solução para a erradicação da chamada doença da tinta, uma das principais pragas que tem dizimado a mata de castanheiro da região de Trás-os-Montes.




Após terem sido submetidos a testes, provaram ser mais resistentes ao fungo que provoca a doença. Apesar de os resultados não serem definitivos, devido ao facto de ainda não ter sido analisada a qualidade da madeira nem a produtividade e qualidade do fruto, os especialistas estão optimistas, pois parece que os outros parâmetros da árvore não sofreram qualquer alteração.


Na sessão em que se apresentaram os resultados da investigação procedeu-se ainda à assinatura de um protocolo entre o Ministério da Agricultura e a Aliança Florestal, que ficará encarregada da multiplicação em escala desta experiência, disponibilizando posteriormente os clones ou as sementes das novas árvores aos produtores.


Reflexão:

Este artigo chamou-nos particularmente à atenção porque se trata de um tema muito actual e que estamos a estudar nas aulas de Biologia. Na nossa opinião, não podemos comparar a clonagem humana e a clonagem animal ou vegetal, achamos que têm de ser discutidas separadamente. Então, embora nós sejamos contra a clonagem humana porque achamos errado de um ponto de vista ético, apoiamos a clonagem animal e vegetal.


Esta nossa contrariedade deve-se ao facto de acharmos que cada ser é único e, apesar de algumas pessoas argumentarem que se pode clonizar apenas células que podem salvar pessoas com a substituição de órgãos, estas podem vir a dar origem a um ser, um ser que pode ser discriminado e ter vários problemas de saúde. Por outro lado, apoiamos a clonagem animal e vegetal, porque é um meio de conseguirmos obter alimentos (por exemplo) de melhor qualidade. A partir de uma árvore que dê em abundância boa fruta, podemos ter uma enorme quantidade de árvores iguais a ela. Isto acontece também com os animais.


Desta forma, a clonagem animal e vegetal permitirá obter mais alimentos, de melhor qualidade e mais baratos. Como o nosso professor de Biologia disse: "Eu deixo de defender a clonagem animal e vegetal, quando não houver pessoas a morrer à fome".

0 comentários:

Enviar um comentário