RSS

22 de novembro de 2009

Reprodução sexuada


A reprodução sexuada está dependente da fecundação, ou seja, da união de duas células especializadas, denominadas gâmetas. Durante a fecundação ocorre a cariogamia, isto é, a fusão dos núcleos dos gâmetas. Desta união resulta uma célula chamada ovo ou zigoto que, por mitose sucessivas, origina um indivíduo com características resultantes da combinação genética dos gâmetas dos progenitores.





Como da fecundação tem de resultar um ovo diplóide, isto é, com o número normal de cromossomas da espécie (2n), é necessário que cada gâmeta seja haplóide, ou seja, tenha metade do número destes cromossomas (n). Por este facto os gâmetas são formados através de um tipo especial de divisão celular que se chama meiose.




Vantagens da reprodução sexuada:

  • Proporciona uma grande variedade de características na descendência.


  • A diversidade de características permite à espécie não só maior capacidade de sobrevivência caso haja mudanças ambientais, mas também proporciona evolução para novas formas.


Desvantagens da reprodução sexuada:


  • Processo lento.


  • Enorme dispêndio de energia quer na formação dos gâmetas, quer nos processos que desencadeiam a fecundação.

Reflexão:

Este tipo de reprodução é, como podemos constactar, mais complexo do que o assexuado. Ele está relacionado com a meiose e fecundação, duas fases essenciais.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_sexuada

0 comentários:

Enviar um comentário