RSS

25 de novembro de 2009

Proposta de resolução "Cromossomas"


A informação genética contida nos ácidos nucleicos encontra-se, nos seres eucariontes, no núcleo da célula. Quando uma célula se divide, é necessário que a molécula de DNA se replique, de modo a que cada célula-filha herde uma cópia.



A informação genética dos organismos eucariontes encontra-se distribuída por várias moléculas de DNA, as quais estão associadas a proteínas designadas histonas.



Cada porção do DNA associado às histonas (1) constitui um filamento de cromatina.
Estes filamentos encontram-se, na maior parte do tempo, dispersos no núcleo da célula. Contudo, quando a célula está em divisão, estes filamentos duplicam e sofrem um processo de condensação, originando filamentos curtos e espessos.



A condensação resulta da associação entre as histonas e o DNA. O filamento de DNA enrola-se em torno das histonas, formando nucleossomas. Os nucleossomas, por sua vez, podem dispor-se de tal maneira, que conduzem à formação dos cromossomas no seu estado mais condensado.



Na fase de condensação, cada cromossoma é constituído por dois cromatídios, que resultaram da duplicação do filamento inicial de cromatina, e cada um dos cromatídios é formado por uma molécula de DNA e por histonas que lhe estão associadas.
Os cromatídeos de um cromossoma encontram-se unidos por uma estrutura resistente designada centrómero.



O processo que permite que um núcleo de divida originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original e, consequentemente, de toda a informação genética , designa-se mitose, e é seguido de uma divisão do citoplasma, designada citocinese. Deste modo, a partir de uma célula-mãe, formam-se duas élulas-filhas, idênticas entre si e idênticas à célula-mãe que lhes deu origem.




A maioria dos seres procariontes apresenta uma só molécula de DNA, que não está associada a proteínas e se encontra no hialoplasma. Nestes organismos, a divisão celular é um processo simples, e pelo facto de serem unicelulares, cada vez que ocorre verifica-se a produção de dois novos indivíduos.


Reflexão:

Este artigo é a nossa resolução da ficha publicada anteriormente.

http://www.netxplica.com/

0 comentários:

Enviar um comentário