O DNA sendo o suporte da imformação genética necessita de se auto-reproduzir, fazendo cópias dessa informação, de modo a transmiti-la de geração em geração.
Este mecanismo de replicação envolve:
- Desenrolamento do DNA;
- Rompimento, por acção enzimática (DNA-polimerases), pontes de hidrogénio entre bases complementares.
- Incorporação de nucleótidos do meio, por complementaridade, com formação de duas cadeias.
Existem três hipóteses acerca da replicação do DNA
- Hipótese conservativa - admitia que a molécula de DNA progenitora se mantinha na íntegra, servindo apenas de molde para a formação da molécula filha, a quall seria formada por duas novas cadeias de nucleótidos.
- Hipótese dispersiva - admitia que cada molécula filha seria formada por porções da molécula inicial e por regiões sintetizadas de novo.
- Hipótese semiconservativa - admite que cada uma das moléculas formadas permanece uma das cadeias de polinucleótidos da molécula inicial.
A hipótese aceite actualmente é a hipótese semiconservativa. A experiência de Meselson e Stahl teve um grande contributo para esta descoberta.
Reflexão:
Assim, torna-se mais fácil perceber como o DNA se perpetua ao longo das gerações. Na minha opinião, este tema é bastante interessante porque, apesar do nosso tamanho, é uma "substância" microscópica que controla a nossa vida, que nos diz o que somos (fisicamente é claro)...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Replica%C3%A7%C3%A3o_do_ADN
0 comentários:
Enviar um comentário