RSS

25 de novembro de 2009

Ficha de trabalho sobre Cromossomas


1. Considera a figura e completa o texto.





A informação genética contida nos ácidos nucleicos encontra-se, nos seres eucariontes, no_______________ da célula. Quando uma célula se divide, é necessário que a molécula de_______________ se _______________, de modo a que cada célula-filha herde uma cópia.


A informação genética dos organismos _______________ encontra-se distribuída por várias moléculas de _______________ , as quais estão associadas a proteínas designadas_______________ .



Cada porção do DNA associado às histonas (1) constitui um filamento de _______________ .
Estes filamentos encontram-se, na maior parte do tempo, dispersos no _______________ da célula. Contudo, quando a célula está em divisão, estes filamentos duplicam e sofrem um processo de _______________, originando filamentos curtos e espessos.


A condensação resulta da associação entre as _______________ e o _______________ . O filamento de DNA enrola-se em torno das histonas, formando _______________ . Os_______________ , por sua vez, podem dispor-se de tal maneira, que conduzem à formação dos_______________ no seu estado mais condensado.


Na fase de condensação, cada cromossoma é constituído por dois _______________ , que resultaram da _______________ do filamento inicial de _______________, e cada um dos_______________ é formado por uma molécula de _______________ e por _______________que lhe estão associadas.
Os _______________ de um cromossoma encontram-se unidos por uma estrutura resistente designada _______________ .


O processo que permite que um núcleo de divida originando dois núcleos-filhos, cada um contendo uma cópia de todos os _______________ do núcleo original e, consequentemente, de toda a _______________ _______________ , designa-se mitose, e é seguido de uma divisão do_______________, designada citocinese. Deste modo, a partir de uma célula-mãe, formam-se_____ células-filhas, _______________ entre si e _______________ à célula-mãe que lhes deu origem.


A maioria dos seres procariontes apresenta uma só molécula de _______________, que não está associada a proteínas e se encontra no _______________ . Nestes organismos, a divisão celular é um processo simples, e pelo facto de serem _______________, cada vez que ocorre verifica-se a produção de dois _______________ _______________ .


(1) – Enquanto que as moléculas de DNA são responsáveis pelo armazenamento da informação genética, as histonas conferem estabilidade ao DNA e são responsáveis pelo processo de condensação.


Reflexão:

Decidimos publicar esta ficha de trabalho porque nos permite treinar a matéria que temos vindo a aprender, de uma forma bastante práctica.

http://www.netxplica.com/

0 comentários:

Enviar um comentário