RSS

15 de novembro de 2009

Reflexão crítica sobre "Gattaca"


Recentemente, vimos na aula de Biologia o filme "Gattaca". Achamo-lo muito interessante pelo facto de ser um tema actual e poder retratar um futuro próximo no qual os seres humanos serão escolhidos geneticamente em laboratórios e as pessoas concebidas biologicamente serão consideradas inválidas. Depois da sua visualização, ficamos ainda mais convictos das nossas ideias: somos contra a clonagem humana, contra a manipulação genética.




Durante a sua visualização, conseguimos perceber a diferença entre duas expressões que podem parecer iguais: manipulação genética e selecção genética.


Então, enquanto a selecção genética consiste em analisar os embriões e escolher o melhor, o que tem maiores probabilidades de ser saudável, inteligente, forte, etc., manipular geneticamente é “produzir” os melhores embriões, ou seja, escolhermos como queremos que seja o indivíduo e “construi-lo”.


Apesar destas diferenças, opomo-nos a ambos os procedimentos. Percebemos que assim as pessoas poderiam viver durante mais tempo e com uma melhor qualidade de vida, mas não é ético sermos nós a escolher como vai ser o indivíduo.


Verificamos também como esta diferença entre indivíduos escolhidos geneticamente e indivíduos concebidos biologicamente pode ser fundamental para a distinção entre culpado e inocente em crimes.


Para concluir, podemos afirmar que este filme nos dá uma lição de vida muito importante, porque mesmo sendo um não-válido, Vincent não desistiu do seu sonho e conseguiu alcançá-lo.

2 comentários:

Anónimo disse...

foi na aula da professora pamela de biologia? de qual turma(ano) vc é?

Anónimo disse...

Acho muito interessante este tema.
Gostei e apoio a vossa opinião.
Há um outro filme relativamente interessante em relação ao assunto The Island com Ewan McGregor e Scarlett Johansson com os papeis principais.
Bom Trabalho.

Enviar um comentário