RSS

16 de novembro de 2009

Síntese Proteica


O DNA contido no núcleo no núcleo das células de um determinado organismo constitui o suporte químico da informação genética, mas são as proteínas que determinam a estrutura e a actividade metabólica das células e que, em última análise, são responsáveis pelas características manifestadas por esse organismo.

O DNA, para além de dirigir a sua própria replicação, dirige também a síntese de proteínas através do fluxo de informação representado no esquema seguinte:


DNA ---------> mRNA -------->Proteína



A síntese proteica inclui três etapas:


  • Transcrição: durante esta fase forma-se o mRNA onde cada sequência de três bases é denominada Codão.






  • Processamento: consiste na passagem do pré-mRNA para o mRNA, com a “eliminação” dos intrões.







  • Tradução: ocorre nos ribossomas com a intervenção do tRNA. Este possui anticodões que estabelecem complementaridade com os codões do mRNA e liga-se a um aminoácido. No fim desta fase obtêm-se proteínas.






Esta última etapa pode ser dividida em três fases:


  • Iniciação
  • Alongamento
  • Finalização


Reflexão:

Podemos afirmar, então, que a síntese de proteínas, muito resumidamente, está classificada em duas fases distintas: sendo a transcrição onde a informação em cada gene é copiadada para o RNA e a tradução onde a informação contida nas moléculas de mRNA é traduzida em sequências de aminoácidos. Nestes processos o DNA sem a intervenção do RNA ficaria "silencioso".


http://pt.wikipedia.org/wiki/S%

0 comentários:

Enviar um comentário