RSS

22 de novembro de 2009

Reprodução assexuada

Reprodução: é um conjunto de processos pelos quais os seres vivos originam outros idênticos a si próprios.


Reprodução assexuada: forma preponderante de reprodução nos seres unicelulares e fungos, sendo também frequente nas plantas.





A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais — os gâmetas. Deste modo, não há fecundação e, consequentemente, não ocorre formação do zigoto.



Processos de Reprodução Assexuada:


  • Bipartição: um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais.












  • Gemulação: num indivíduo formam-se uma ou mais dilatações (gomos ou gemas), que crescem e se desenvolvem, originado indivíduos. Também se pode chamar a este tipo de reprodução assexuada de gemiparidade. Ocorre em seres unicelulares, como as leveduras, e em seres pluricelulares, como a esponja e a hidra.




  • Fragmentação: um indivíduo fragmenta-se espontânea ou acidentalmente, formando um novo individuo a partir do desenvolvimento de cada fragmento.




  • Multiplicação vegetativa: Uma parte do organismo, como uma porção de caule ou folha, pode dar origem à planta completa.





Alguns exemplos:



- Enxertia: é uma técnica de melhoramento de plantas. Pode ser realizada por garfo, por borbulha ou por encosto. Em qualquer dos casos a técnica baseia-se no princípio de colocar em contacto feixes condutores da planta a melhorar com feixes condutores da planta que se quer introduzir.





- Estacaria: pode ser realizada sobre caules, folhas e raízes. Em qualquer dos processos a técnica requer a utilização de partes dos órgãos que apresentem feixes condutores abertos (com câmbio). No caso da estacaria cauliar e radicular a técnica é facilitada pela utilização de partes que contenham gomos.

















- Mergulhia: é uma técnica de multiplicação vegetativa que consiste na indução de formação de raízes, a partir de um ramo ainda jovem. A técnica pode ser realizada sobre um ramo flexível que se dobra, de modo a ficar uma parte enterrada, deixando o gomo apical no exterior (mergulhia).







- Multiplicação vegetativa "in vitro": é uma técnica realizada em laboratório que requer condições assépticas e pessoal especializado. a sua utilização permite no entanto obter, no mesmo espaço de tempo, uma quantidade de plantas muito maior do que aquela que se obtém quando se utilizam técnicas de multiplicação tradicionais.





  • Partenogénese: desenvolvimento de ovos sem serem fertilizados. Este tipo de reprodução assexuada ocorre nas abelhas, pulgões, nalguns peixes, anfíbios, répteis e na dáfnia.





  • Esporulação: um indivíduo origina esporos (células reprodutoras), que germinam e dão origem a novos indivíduos.




Vantagens da reprodução assexuada:

  • Possibilita que organismos isolados originem descendência, sem necessidade de parceiro.


  • Origina uma descendência numerosa, num curto espaço de tempo, o que permite a colonização rápida de um habitat.


  • Perpetua, de forma precisa, organismos bem adaptados a ambientes favoráveis e estáveis.




Desvantagens da reprodução assexuada:



  • A diversidade dos indivíduos produzidos é praticamente nula.


  • Difícil adaptação dos indivíduos a mudanças do meio.


  • Não favorece a evolução das espécies.


Reflexão:

A reprodução assexuada apresenta-se segundo duas perspectivas: uma positiva e outra negativa. se, por um lado, este tipo de reprodução permite aumentar rapidamente o número de indivíduos de uma espécie, com um baixo gasto de energia, por outro, a variabilidade genética dos indivíduos é muito reduzida. Isto significa que, se houver uma mudança brusca nas condições do meio ambiente, a espécie pode extinguir-se.


http://www.slideshare.net/catir/reproduo-assexuada

0 comentários:

Enviar um comentário