RSS

22 de novembro de 2009

Meiose


A meiose é um processo de divisão celular a partir do qual, uma célula diplóide (2n) origina quatro células haplóides (n), isto quer dizer que, as células-filhas apresentam metade do número de cromossomas da célula-mãe.

A meiose consiste em duas divisões sucessivas, designadas por divisão I e divisão II.


  • Na divisão I da meiose, um núcleo diplóide (2n) origina dois núcleos haplóides (n). Pelo facto de ocorrer esta redução do número de cromossomas a divisão I também se chama de divisão reducional.


  • Na divisão II ocorre a separação de cromatídeos obtendo-se, assim, quatro núcleos haplóides (n), cujos cromossomas são constituídos por um cromatídeo. Pelo facto de se manter o número de cromossomas durante a divisão II esta é, também, designada de divisão equacional.

A figura abaixo esquematiza como varia o número de cromossomas e a quantidade de DNA durante a meiose:






A descrição dos principais acontecimentos da meiose permite uma melhor compreensão deste fenómeno.


As duas divisões nucleares que ocorrem durante a meiose são precedidas de uma única replicação do DNA. Durante o período S, os cromossomas duplicam, passando a apresentar dois cromatídeos unidos pelo centrómero.


O esquema representa as duas divisões da meiose:






Divisão Reducional ou Meiose I


  • Profase I: é de longa duração e muito complexa. Os cromossomas homólogos associam-se formando pares, ocorrendo permuta (crossing-over) de material genético entre eles.

  • Metafase I: os bivalentes dispõem-se na placa equatorial. A orientação dos cromossomas de cada bivalente é aleatória. Os pontos de quiasma localizam-se no plano equatorial.


  • Anafase I: ocorre a segregação independente dos cromossomas homólogos. Os dois cromossomas homólogos de cada bivalente separam-se e migram aleatoriamente para pólos opostos da célula.

  • Telofase I: em cada pólo da célula, constitui-se um conjunto haplóide de cromossomas, com dois cromatídeos cada um. Os cromossomas descondensam, o invólucro nuclear e os nucléolos reorganizam-se. Em alguns casos, segue-se a citocinese e formam-se duas células haplóides.




Divisão Equacional ou Meiose II: tem início nas células resultantes da telófase I, sem que ocorra a Interfase. A meiose II também é constituída por quatro fases:


  • Profase II: os cromossomas, constituídos por dois cromatídeos, condensam. Forma-se o fuso acromático; o invólucro nuclear e os nucléolos desorganizam-se.


  • Metafase II: os cromossomas dispõem-se na placa equatorial. São os centrómeros que se localizam no plano equatorial.


  • Anafase II: os dois cromatídeos de cada cromossoma separam-se pelo centrómero e migram para pólos opostos da célula.


  • Telofase II: os cromossomas, agora formados por um único cromatídeo, descondensam. O invólucro nuclear reorganiza-se e formam-se dois núcleos, cada um com um conjunto haplóide de cromossomas.

Reflexão:

Podemos concluir que a meiose contribui para a variabilidade genética, dado que as quatro células resultantes (haplóides), possuem metade do número de cromossomas que as originou e combinações diferentes de genes, relativamente à célula inicial.

http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/reprodsexuada.htm

1 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem explicado esta temática que é muito importante.
Este blog é muito interessante para os estudantes de 10º e 11º anos. Parabéns pelo excelente trabalho.

Enviar um comentário