RSS

16 de dezembro de 2009

Camaleões


Os camaleões são lagartos de movimentos lentos que vivem nas árvores. Nas selvas de África, vivem muitas espécies diferentes deste animal. Embora o camaleão se mova muito de vagar, é muito habilidoso a capturar insectos. Caça-os com a sua língua comprida e pegajosa, que lança a grande velocidade.




Possui uma cauda muito felexivel, que enrosca em redor de pequenos ramos para uma maior fixação e segurança.

Os olhos do camaleão podem girar em qualquer direcção. Este animal pode olhar para diante com um olho e para trás com o outro.

A sua língua pode ser mais comprida do que o corpo e demora apenas uma fracção de segundos a sair da boca e regressar de novo.

Têm a capacidade de mudar de cor e aspecto para se camuflarem com o ambiente.



Reflexão:

A família teve origem há mais de 100 milhões de anos, quando se separou da família Agamidae, de acordo com o registo fóssil. Sua pele possui bastante queratina, o que apresenta uma série de vantagens (em especial, a resistência). Mas essa característica faz com que o camaleão precise fazer a "muda" de pele durante seu crescimento (a pele antiga descama, dando lugar a outra), assim como fazem as serpentes e outros lagartos. Estas características aproximam este animal de outras espécies.


Chinery, Michael. Enciclopédia dos animais selvagens. León-Espanha. Editorial Evergráficas.

1 comentários:

Unknown disse...

O seu texto é realmente muito bom, mas acho que falta um pouco mais de informações. Estou fazendo uma pesquisa e preciso saber como é seu sistema de reprodução, se a espécie tem algum ritual para isso, qual a diferença entre o macho e a fêmea (e, se isso é visível ao nossos olhos). Qual o tipo de reprodução (sexuada ou assexuada), se os pais após os filhotes nascerem permanecem com o filho e dão-lhe comida e cuidado...? Se puder me responder, Grata.

Enviar um comentário