RSS

14 de dezembro de 2009

O Mundo das Bactérias



As bactérias são seres de tamanho tão insignificante mas conseguem interferir de forma decisiva não só na vida humana, mas em toda a ecologia do planeta.




Elas surgiram aquando da formação da Terra e resistiram a todas as adversidades do planeta, até hoje.


Durante muito tempo só existiam em nosso planeta seres unicelulares, isto é, os formados por uma única célula. Os multicelulares deram origem aos animais, plantas e aos seres humanos.


Sabe-se, hoje, que metade da biomassa terrestre, ou seja, metade da soma das massas de todos os seres vivos existentes na Terra, é constituída por seres unicelulares.


As bactérias representam, então, o maior exemplo de sucesso ecológico na história da vida desse planeta. O número de bactérias que nos colonizam, especialmente na pele e no sistema digestivo, é muito superior ao número de células que constituem nosso corpo e sua diversidade é tanta que só conhecemos mais ou menos 50% delas.


Reflexão:


Posto isto, podemos afirmar que as bactérias merecem "respeito" porque, apesar do seu reduzido tamanho e grande simplicidade, são dos seres vivos mais resistentes. Elas existem "desde sempre" e com uma variabilidade genética incrível!


http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Bactérias

1 comentários:

denise disse...

muito legal esse texto, pois é bem resumido e claro.

Enviar um comentário