RSS

15 de dezembro de 2009

Lémures de Madagáscar


Os lémures são parentes afastados dos macacos. Há 22 tipos diferentes e vivem apenas na ilha africana de Madagáscar. Sobreviveram lá durante milhões de anos porque nunca houve macacos de verdade na ilha, com os quais tivessem de competir.


A maioria dos Lémures vagueia pelos bosques em pequenos grupos. Alguns mantêm a actividade durante a noite, mas a maioria alimenta-se de dia. Comem fruta, folhas, cascas e insectos.



Índris saltador: É o maior dos lémures. Mede mais de um metro de comprimento. Dá saltos espectaculares nas árvores. No solo, salta sobre as suas grandes patas traseiras.




Aiai nocturno: É do tamanho de um gato, sendo muito raro e estranho. Os seus grandes olhos e orelhas mostram-nos que é uma criatura nocturna. Extrai insectos das fendas das àrvores, com o dedo central em forma de cabo. O Aiai também utiliza o dedo fino para pentear a pelagem. Durante o dia, passa o tempo no tronco escavado de uma árvore ou entre os ramos.




Maquis de cauda anelada: São os únicos que passam muito tempo no solo. Vivem em grupos de até30 indivíduos. As suas caudas medem até 60cm. Com ela, indica a outros maquis que a área está ocupada.



Reflexão:

Actualmente, são muito menos numerosos do que era há cerca de cem anos. Alguns estão em verdadeiro perigo de extinção, porque as selvas de Madagáscar estão a ser destruídas. Mas devido ao grande atractivo que os lémures constituem estão a criar-se reservas especiais para eles.


Chinery, Michael. Enciclopédia dos animais selvagens. León-Espanha. Editorial Evergráficas.

0 comentários:

Enviar um comentário