RSS

13 de dezembro de 2009

Unicelularidade e Multicelularidade


Origem da multicelularidade


O desenvolvimento de uma maior complexidade estrutural e metabólica foi conseguido através do desenvolvimento de organismos multicelulares. A cooperação e a divisão de tarefas, torna possível a exploração de recursos que uma célula isolada não pode utilizar.


Os ancestrais dos organismos multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, que formavam estruturas designadas colónias ou agregados coloniais.


Inicialmente todas as células da colónia desempenhavam a mesma função. Ao longo do tempo algumas das células ter-se-ão especializado em determinadas funções.




A diferenciação celular e consequente especialização, em que se verifica a interdependência estrutural e funcional das células, ter-se-á acentuado no decurso da evolução, originando seres multicelulares.






Vantagens da multicelularidade



  • Maiores dimensões, mantendo-se a relação área/volume, ideal para as trocas com o meio externo;


  • Grande diversidade de formas com adaptação a diferentes ambientes;
  • Aumento do tamanho sem comprometer a eficácia das trocas com o meio externo;



  • Maior especialização com proporcional eficácia na utilização da energia;



  • Maior independência em relação ao meio ambiente com manutenção das condições do meio externo;



  • A origem dos eucariontes e a evolução da multicelularidade estiveram na origem de uma explosão da diversidade biológica.






Reflexão:

Na formação de colónias há um aumento na complexidade e especialização celulares, uma diminuição da taxa metabólica (resultado da especialização celular, que permite uma utilização da energia de forma mais eficaz) e maior independência em relação ao meio ambiente, devido a uma eficaz homeostasia. Estas características terão permitido o desenvolvimento de colónias sucessivamente mais complexas e mais tarde de organismos multicelulares.


http://www.scribd.com/doc/1025632/Da-Unicelularidade-a-Multicelularidade

1 comentários:

Unknown disse...

Excelente resumo a usar para/com o 11º ano de escolaridade

Enviar um comentário