RSS

7 de dezembro de 2009

Ovelha Dolly


O surgimento da Dolly:


Em Julho de 1996, na pequena cidade de Edimburgo, no interior da Escócia, nasceu Dolly, uma saudável ovelha na raça Finn Dorset como tantas outras que pastam pelas colinas da região. Com uma diferença fantástica, a Dolly não foi gerada de forma natural, mas sim de uma impressionante descoberta da engenharia genética, Dolly foi produzida artificialmente num laboratório, a partir de uma única célula da mama de uma ovelha adulta. Não houve cruzamento nem mesmo inseminação artificial.



A Dolly é um clone de outra ovelha, o que significa que é a cópia de outro ser da sua espécie, mesmo a nível molecular. O código genético das duas não tem nenhuma diferença. Tudo foi duplicado igualmente: o tamanho das orelhas, as marcas nas patas, os dentes, o formato e a cor dos olhos.






Como foi feita a clonagem da Dolly?

A Clonagem foi realizada a partir da utilização de células e embriões tentando copiar outro ser vivo com o mesmo código genético.

Para tal...


  • Retiraram uma célula mamária da ovelha dadora, com toda sua informação genética;

  • Fundiram-na com um óvulo não fertilizado de outra ovelha (sem DNA);

  • O embrião resultante foi inseminado artificialmente numa terceira, que gerou a ovelha conhecida como Dolly.




Reflexão:

Com o passar do tempo, o consenso que foi tão fácil alcançar quando a Dolly nasceu transformou-se numa apaixonada discussão com ainda pouco visíveis possibilidades de encontrar uma posição comum. Nesta discussão, que está longe de estar encerrada, é portanto essencial distinguir a técnica da clonagem e o uso que dela pode ser feito.
E distinguir o uso possível do impossível.
Mas…existirão impossíveis?

http://www.ghente.org/temas/clonagem/index_dolly.htm

4 comentários:

Anónimo disse...

onde aconteceu?

Anónimo disse...

desculpe eu não tinha visto

Anónimo disse...

Muito Bom esse site..gostei..Parabens

Anónimo disse...

Contém erros de português, na gramática e concordância verbal. Sugiro que corrijam. Mas fora isso o conteúdo está muito bom :)

Enviar um comentário