RSS

14 de dezembro de 2009

Ciclo de vida dos musgos


Muitas briófitas apresentam uma reprodução assexuada, à custa de gemas - pequenos pedaços de plantas que se soltam, são levados pela água e originam novas plantas. O ciclo reprodutivo é haplodiplonte, como o ciclo dos musgos, que citamos como exemplo.


Na maioria dos musgos, o sexo é separado: cada gametófito possui apenas anterídios ou apenas arquegónio.



O anterozóide chega ao arquegónio nadando numa película de água da chuva ou de orvalho, ou através de gotas de chuva. Ao alcançar o arquegónio, os anterozóides nadam até à oosfera, ocorrendo então a fecundação. Após a fecundação, o zigoto sofre mitoses, originando um embrião que permanece protegido no arquegónio.


O embrião desenvolve-se por mitoses, formando um esporófito diplóide, que possui uma haste e uma dilatação na extremidade, a cápsula.


A cápsula é um esporângio, isto é, um órgão no qual se dá a produção de esporos.


Dentro do esporângio há células, chamadas céluas-mães dos esporos, que sofrem meiose, originando esporos que iniciam a fase haplóide. Esses esporos são libertados e, em seguida, arrastados pelo vento, germinando à distância.


A germinação do esporo leva à formação de um novo gametófito, fechando o ciclo.


Reflexão:

A exemplo da maioria as plantas, os musgos apresentam formas de reprodução sexuada e vegetativa. O ciclo de vida destas plantas acontece, tal como nas restantes, através da alternância entre a geração gametófita, produtora de gâmetas, com a geração esporófita, que produz esporos. No entanto, estas plantas apresentam apenas a geração gametófita com desenvolvimento independente e de maior duração ao longo do ciclo de vida.


http://www.portalimpacto.com.br/docs/RinaldoVestF3Aula11.pdf

16 comentários:

Anónimo disse...

ADOREI!

Anónimo disse...

magnifica explicação eu não saberia fazer melhor perfeito. agradeço.

Anónimo disse...

Amei! Obrigada pela explicação! beijos fica com Deus :) valeu meeeeeeesmo, tenho prova hoje e foi a minha ajuda!

Anónimo disse...

muito bom me salvou no trabalho de escola

Anónimo disse...

AJUDOU BASTANTE RECOMENDO A PAGINA PARA FAZER TRABALHOS SOBRE OS MUSGOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Anónimo disse...

Otimo
Mt bom

Anónimo disse...

ÓTIMO...Me ajudou na tarefa de ciências... Agradeço e recomendo.

Francis Dreez disse...

Thx....Otimo trabalho,deu-me bastante ajuda para o relatorio de biologia sobre os musgos..
Continua com o bom trabalho ;)

Francis Dreez disse...

Thx....Otimo trabalho,deu-me bastante ajuda para o relatorio de biologia sobre os musgos..
Continua com o bom trabalho ;)

Anónimo disse...

da hora

Anónimo disse...

eita ajudou muito...... tenho uma apresentaçao pra fazer e vc esplicou tudo em poucas palavras ;)

Anónimo disse...

otimo me ajudou muito no trabalho de ciencias .gostei e recomendo.obrigada!!

ウサギ disse...

私はそれが大好き! これは科学のテストのために私を助けた、私は10を得た! 強くお勧めします!:3

Unknown disse...

Ótimo me ajudo muito no trabalho

Anónimo disse...

Muito bom trabalho!

Unknown disse...

Gostei muito do contexto a cerca de ciclo de vida dos musgos , gostaria que continua_se a lançar mas contexto no saide.

Enviar um comentário